Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Kawasaki ZZR1400 2020: será a última versão do mito?

Kawasaki ZZR1400 2020: será a última versão do mito?

Lançada em 2006 para substituir a ZX-12R, chamada ZZR1400 no Japão e na Europa e Ninja ZX-14R em toda a América e no Brasil, a Kawasaki ZZR1400 2020 é provavelmente a última versão da lendária máquina que foi capaz de superar a barreira de velocidades acima de 300 km/h sobre a Suzuki Hayabusa 1340 e a Honda CBR 1100XX Superblackbird, as referências no auge da guerra entre as Sport Touring super velozes que começa nos anos 1990.

Kawasaki ZZR1400 2020: última versão do mito capaz de superar os 300 km/h (Divulgação)

A Kawasaki ZZR1400 ainda é a segunda moto mais rápida do mundo, superada apenas pela irmã Kawasaki H2R, que tem motor sobrealimentado, mas sua concorrente direta é, na verdade, a Suzuki Hayabusa, pelo fato dos motores serem aspirados.

Kawasaki Ninja ZZR1400 Performance Sport 2020: série exclusiva de despedida (Divulgação)

Quem começou essa briga para superar os 300 km/h foi a própria Kawasaki, quando lançou em 1988 a poderosa ZX 10 Tomcat. Em 1990 chega a ZX-11, que reinou como a moto de produção em série mais rápida do mundo até 1995.

Kawasaki ZX 10 Tomcat 1988: precursora das Sport Touring (Divulgação)

Em 1997 a Honda decide entrar no páreo e lança a CBR 1100XX Superblackbird, motocicleta que foi capaz de superar a ZX-11. Logo após veio a Suzuki Hayabusa 1300 para desbancar todas as concorrentes japonesas, mas a Kawasaki retomou o trono em 2006 com a ZZR1400 e seu motor de quatro cilindros capaz de entregar quase 200 cavalos de potência.

Honda CBR 1100XX SuperBlackBird: versão de 1997 era carburada e chegou a reinar como mais veloz do mundo (Divulgação)

Veja também:
Famosa nos anos 1980, Suzuki Katana está de volta
Aprilia lança exclusiva RSV4 X para apenas 10 felizardos
Suzuki Hayabusa 2020 chega com novas cores e grafismos

Suzuki GSX 1300R Hayabusa: chegou em 1999 para desbancar a ZX 11 e a CBR 1100XX (Divulgação)

A primeira versão da ZZR1400 vinha equipada com um motor de quatro cilindros em linha de 1.352 cm³ que entregava 190 cavalos de potência a 9.500 rpm e torque de 15,7 kgf.m a 7.500 rpm, valores realmente exagerados para uma motocicleta com pretensões de turismo.

A primeira ZZR 1400 de 2006: turismo em altas velocidades com muito conforto (Divulgação)

A segunda geração da ZZR1400 veio em 2012, agora com 1.441 cm³ e 200 cavalos de potência a 10.000 rpm com torque de 16,6 kgf.m nas mesmas 7.500 rpm. Em altas velocidades o sistema Ram Air acrescenta mais 10 cavalos. O motor tem um funcionamento muito suave e alto torque em uma faixa muito ampla de rotações, aproveitado com a máxima excelência pelo câmbio de seis marchas.

Kawasaki ZZR1400 Performance Sport 2020: decoração específica (Divulgação)

A Kawasaki ZZR1400 tem uma carenagem que oferece ótima proteção contra o vento, suspensões de alta qualidade e um motor muito forte, para proporcionar o máximo de conforto ao viajante que não abre mão da esportividade. A Kawasaki ZZR1400 Performance Sport – Ninja ZX-14R High Grade no Japão – vem equipada com pinças dianteiras monobloco Brembo M50 e um amortecedor traseiro Öhlins TTX-39 para melhorar ainda mais a qualidade da pilotagem.

Edição especial traz pinça de freio brembo M50 (Divulgação)

Sistemas eletrônicos como controle de tração, modos de pilotagem e freios ABS fazem parte do pacote. Provavelmente a Kawasaki vai tirar a ZZR1400 de linha porque o motor não será capaz de passar pelos novos índices de emissões do Euro5, então é fato que a atual tourer da marca, a Kawasaki H2 SX SE, vai tomar o seu lugar, com seu motor mais aprimorado e eficaz.

Acabamento refinado causa enorme satisfação e prazer ao piloto (Divulgação)

A Kawasaki ZZR1400 reinou como carro chefe da marca da Akashi e tornou-se um ícone, que com certeza, vai deixar saudades.

Post a Comment