Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Quiz: motos com motores de seis cilindros

Quiz: motos com motores de seis cilindros

Hoje o tema do nosso quiz são motos com motores de seis cilindros. Elas são raras, mas existem! Atualmente esse tipo de motor é utilizado em motocicletas como BMW K 1600 GT, BMW K 1600 GTL e Honda Gold Wing. Essas usinas também fizeram história em máquinas icônicas, como Benelli Sei 750, Honda CBX, Kawasaki Z1300, além de projetos ousados, como Horex V6 ou a exclusiva FGR Midalu 2500 V6.

Para que um motor entregue maior potência e tenha um funcionamento mais liso e livre de vibrações, o número de cilindros é peça fundamental na arquitetura do motor, conforme o uso a que se destina e o espaço para a instalação. Motores com vários cilindros podem ter a arquitetura de distribuição em linha, em V ou ainda contrapostos, o tipo Boxer, muito conhecido por equipar, principalmente as famosas motos da alemã BMW da família R, como a R 1250 GS e a japonesa Honda Gold Wing 1800.

Benelli Sei 750 tem motor de seis cilindros
Benelli Sei 750 é uma moto com motor de seis cilindros (Divulgação)

A grande vantagem na utilização do motor de seis cilindros nas motos é o conforto obtido com o funcionamento com o mínimo de vibrações, bem como o excelente torque em baixas rotações, por isso ele equipa motos de grande cilindrada voltadas para o turismo. Atualmente, encontramos motocicletas com motores de seis cilindros de diferentes configurações, com o seis cilindros em linha equipando as motos da família K 1600 GT da alemã BMW e o seis cilindros contrapostos, tipo Boxer, que equipam as Honda Gold Wing 1800.

São motocicletas luxuosas e puramente de turismo, de porte avantajado, super dimensionadas e sofisticadas em vários aspectos, para oferecer máximo desempenho e conforto ao rodar. A principal característica em ambas as configurações é que são cheios de torque na faixa entre baixas e médias rotações e aguentam carregar muita carga numa boa, como os diversos acessórios de conforto, garupa e malas. Essas motocicletas pesam quase 400 kg e a capacidade de carga máxima que elas podem carregar chega a quase 300 kg, entre piloto, garupa e bagagem.

A gigante Honda Gold Wing e seu motor de seis cilindros opostos (Renato Durães)

O seis cilindros Boxer tem ainda como vantagem o baixo centro de gravidade do conjunto, pois os cilindros e cabeçotes estão para baixo, deixando o peso mais próximo ao chão, proporcionado assim, maior estabilidade e agilidade para a gigante Honda Gold Wing de 370 kg.

Que tal testar seus conhecimentos sobre motos com motor de seis cilindros? Topa o desafio? Boa sorte!

Veja também:
Quiz: teste seus conhecimentos sobre a Kawasaki

Rumor: Honda estuda Rebel com motor da Africa Twin
Renomadas no exterior, desconhecidas no Brasil (parte 2)

A MOTOCICLISMO 268 já está disponível nas bancas e em plataformas digitais como GoRead e RevistariaS! Tem tudo sobre a nova família CB 650 da Honda, Ducati Diavel 1260S, Dafra Citycom HD 300, além de uma entrevista exclusiva com Sonia Harue sobre os planos e perspectivas da Kawasaki para o Brasil! Garanta já seu exemplar físico ou digital e boa leitura!

Post a Comment