Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Nova CBR Fireblade: mais de 200 cv acelerando no Brasil

Nova CBR Fireblade: mais de 200 cv acelerando no Brasil

Talvez você não tenha notado, mas existe uma guerra silenciosa acontecendo no segmento de supersportivas. Com números cadas vez mais elevados de potência e reduzidos de peso, as fabricantes não se cansam de aprimorar projetos para um nicho onde cravar o menor tempo por volta é a lei.

Mercado brasileiro irá receber a CBR 1000RR-R Fireblade no ano que vem. Por aqui, irá dividir espaço com S 1000 RR, V4S e outras máquinas dos sonhos

É neste cenário que a Honda apresentou a nova CBR Fireblade, batizada de CBR 1000RR-R Fireblade, no final do ano passado. Agora o modelo está confirmado para vir ao Brasil em 2021, despejando seus 217 cv em ruas, estradas e pistas daqui – isso se o Promot5 não obrigar a montadora a reduzir a potência do modelo, claro.

Modelo encontrou o equilíbrio entre eficiência aerodinâmica e design, tanto que foi premiada noRed Dot Award

No Brasil ela terá rivais à altura. Motos como a Ducati Panigale V4S (217 cv, 174kg e R$ 129.900) e BMW S 1000 RR (207 cv, 197 kg e R$ 110.500). Do Japão, ela enfrentará a conterrânea Kawasaki Ninja ZX-10R SE (203 cv, 208 kg em ordem de marcha e R$ 99.990). Vale lembrar que a Fireblade anterior, versão comercializada no Brasil, desenvolve ‘apenas’ 191 cv. Além disso, pesa 182 kg e seu preço sugerido parte de R$ 72.790.

Nova CBR Fireblade

A CBR 1000RR-R Fireblade SP conta com eletrônica e mecânica mais próximas da RC 213V, protótipo acelerado pelos irmãos Marc e Álex Márquez na MotoGP. O motor segue sendo um quatro cilindros em linha, de 999 cm³, mas com fôlego totalmente renovado. Agora, gera 217 cv a 14.500 rpm e tem torque de 11,52 kgf.m a 12.500 giros. O conjunto pesa 201 kg em ordem de marcha, considerando todos os fluídos.

Sketchup do modelo lançado no final do ano passado

No visual, a nova Fireblade apresenta formas que venceram um dos mais importantes prêmios do design internacional: o Red Dot Award, na categoria design de produto. Além disso, o estilo da superesportiva visa eficiência, com a aerodinâmica apresentando pequenos “winglets” situados no interior da carenagem. Na prática, as ‘asas’ são aletas destinadas a elevar a pressão aerodinâmica, assim como há no Mundial de Motovelocidade.

A geração anterior da Fireblade, atualmente à venda no Brasil, rendia ‘apenas’ 197 cv

Muito mais que ‘apenas’ 217 cv

O chassi da nova CBR Fireblade é inédito, numa estrutura de trave dupla de alumínio onde a evoluída suspensão Öhlins Smart EC, com interface eletrônica OBTi (Objective Based Tunning interface), permite regulagem via painel de instrumentos. Por falar nele, o painel, claro, é uma tela TFT.

Painel TFT completo na CBR 1000RR-R Fireblade SP 2021

Via painel é possível gerenciar diversos recursos eletrônicos, incluindo os modos de pilotagem, nove opções de controle de tração, três de “antiwheelie”, amortecedor de direção, freio motor. Também, é possível ajustar o freio ABS ou simplesmente desligá-lo. Tudo isso comandável através de um joystick situado no punho esquerdo. Um verdadeiro playground de gente grande.

Toda a tecnologia próxima do toque do piloto, assim como na MotoGP

Preço da nova CBR Fireblade

O conjunto ainda conta com freios Brembo de pinças Stylema e rodas 17 polegadas que calçam pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3. Além disso, claro, há câmbio”quickshifter”.

Na Europa a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP parte dos 26.200 euros (pouco mais de R$ 163 mil), enquanto no Estados Unidos seu preço sugerido é de 28.500 dólares (R$ 143.200). Para o Brasil, data de lançamento e o preço ainda não foram divulgados pela fabricante.

Post a Comment