Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  KTM 1290 Super Duke R é a besta domesticável

KTM 1290 Super Duke R é a besta domesticável

A KTM 1290 Super Duke R eleva o grau de excelência da categoria supernaked com esta versão 3.0 da “The Beast”. Uma moto totalmente nova, com exceção do potente e musculoso motor LC8, que chega totalmente revisado e que funciona ainda melhor junto ao inédito chassi.

A família Super Duke nasceu em 2005, e após três gerações o desafio para 2017 não era simples, pois o modelo tinha que ser melhorado, mantendo o mesmo motor, com uma profunda revisão interna, então com base nesta premissa seria projetada uma nova Super Duke. O resultado nada mais é do que o significado literal da manchete: a elevação da besta 2.0 a um grau mais alto, 3.0!

KTM 1290 Super Duke R: performance excelente (Divulgação)

Veja também:
Suzuki GSX-R1000R Legend Edition celebra glórias na MotoGP
Conheça a nova e invocada Yamaha XR9 Carbona
Veja os destaques da MOTOCICLISMO 276

O confiável e poderoso motor LC8 tem sido uma das poucas coisas que foi salva da queima e usada neste novo SD. No entanto, não antes de uma revisão minuciosa deste V-Twin com dois “canecos” de 650,5 cm³ cada, com sistema de vela de ignição dupla por cilindro com bobinas e mapas independentes para cada um deles, alcançando uma queima ideal e uniforme de gases em todos os regimes de rotações. As válvulas de admissão são agora revestidas de titânio com uma camada de nitrito de cromo e ao lado os eixos comandos de válvulas com tratamento DLC Diamond As Carbon, permite ajustes das válvulas a cada 30.000 km.

KTM 1290 Super Duke R: alta especificação (Divulgação)

O câmbio foi revisado e está mais preciso e, acima de tudo, mais rápido. Finalmente, o sistema de escape tem novos coletores de diâmetro maior e um catalisador duplo para que você possa cumprir os regulamentos Euro5. No que diz respeito ao preço, a KTM estabelece 19.500 dólares, uma quantidade significativa, um preço alto sem dúvida, mas que é justificado se dermos uma boa olhada em todos os mínimos detalhes e no pacote altamente sofisticado que é oferecido por esta supermáquina austríaca.

CAÇANDO COM O KTM 1290 SUPER DUKE R

Para sair pelas ruas com a KTM 1290 Super Duke R pressionamos o botão de partida do motor com a chave de proximidade no bolso da jaqueta e na nova cor do painel TFT exibe a mensagem de boas-vindas “Ready to Race”. O motor ganha vida com um som discreto e contido escondendo a besta dentro. A unidade que testamos carrega o escapamento original padrão, mas há outras unidades que montam um Akrapovic vendido como opcional, que lhe dá, digamos, uma apimentada no motor e um som mais interessante.

KTM 1290 Super Duke R: conhecida como Beast 3.0 (Divulgação)

Uma vez com as duas rodas no asfalto, numa estrada com todo tipo de situações pela frente, curvas lentas, rápidas e cegas, longas retas, e, especialmente, muitos buracos escondidos e ondulações que testam o novo chassi e as suspensões WP Apex. Desde o início me chamou a atenção como é pouco vibrante e confortável. Tanto o garfo quanto o choque traseiro são multiajustáveis com uma primeira parte do passeio que filtra as pequenas irregularidades transformando o asfalto em um tapete, e um segundo que lida com o trabalho mais sério, de alta performance. A KTM 1290 Super Duke R tem componentes high-end. Os destaques incluem o garfo WP Apex com tubos de 48 mm e pinças de freio Brembo Stylema, top de linha da marca italiana.

KTM 1290 Super Duke R: conjunto altamente gerenciável (Divulgação)

Este motor V-Twin é uma verdadeira besta e responde fortemente, pois em apenas 3.000 rpm ele já empurra com um torque de 10 kgf.m, atingindo 14 kgf.m a 8.000 rpm e 180 cv a 9.500 rpm. Não é preciso apertar tanto o acelerador nas saídas de curvas, quando você pode abrir o gás completamente e o controle de tração na posição 6 de 9 faz seu trabalho efetivamente e quase que imperceptivelmente.

KTM 1290 Super Duke R: 180 cv com 14 “quilos” de torque (Divulgação)

Não há sustos ou derrapagens descontroladas e a
sensação de segurança aumenta quando você chegar muito rápido para a próxima
curva e a pressão de apenas um dedo na alavanca de freio é suficiente para
colocar a moto na curva na velocidade certa, descrevendo um caminho definido na
pista.

“PRONTO PARA CORRER”

É o lema da marca e é a primeira coisa que você vê na tela quando você liga o contato, mas além do marketing, na fábrica de motocicletas laranja é uma filosofia.  A KTM 1290 Super Duke R monta pneus Bridgestone S22 desenvolvidos especificamente para esta moto.

KTM 1290 Super Duke R: a hypernaked referência (Divulgação)

O novo chassi usa o motor como uma peça vital e o
conjunto, uma nova estrutura com tubos de diâmetro maior que é três vezes mais
resistente ao torque do que o chassi anterior e traz uma solidez ao conjunto
nunca visto antes, que se transforma em um surpreendente conjunto preciso na
tocada. O ABS de curvas e o sofisticado controle de tração que funciona em
conjunto com uma central inercial de 6 eixos ajustável em 9 posições mais a
desconexão total para o próprio profissional, fazem da pilotagem uma delícia
para os sentidos, ainda mais se somarmos a tudo isso as peças do catálogo power
parts, como o silencioso Akrapovic e as peças em alumínio anodizadas em laranja
que transformam a Besta 3.0 em um objeto de desejo, mais bonito e ainda mais
eficaz.

CONCLUSÃO DO KTM 1290 SUPER DUKE R

A filosofia da marca é reafirmada neste novo modelo em que a eficiência de seus componentes tem sido buscada uma a uma, eliminando o supérfluo e alcançando uma moto mais poderosa, mais rígida, mais leve e mais fácil de pilotar do que sua antecessora.

KTM 1290 Super Duke R: alta performance nas pistas (Divulgação)

É surpreendente o quão macio e doce você pode se comportar na estrada, e quão forte você pode andar na pista. Tudo no mesmo dia. Basta apertar as suspensões alguns cliques, vestir o macacão de couro e entrar na pista e dançar com uma “besta” que em vez de assustar você só vai fazer você esboçar sorrisos sob o capacete.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Post a Comment