Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Frana testa asfalto com controle de temperatura

Frana testa asfalto com controle de temperatura


Foto: Divulgação

Um problema raramente enfrentado pelos brasileiros, a neve pode ser um empecilho e tanto para os motociclistas no hemisfério norte, ainda mais em países com um inverno mais rigoroso. Com o acúmulo de neve no asfalto o risco de queda aumenta consideravelmente, quando não impede completamente o uso da motocicleta como meio de transporte. 

Se depender da Eurovia, entretanto, isso pode mudar. A empresa está testando uma tecnologia inovadora de asfalto, chamada de Power Road, em um trecho de 120 metros na cidade de Égletons, no sudoeste da França. 

A Power Road consiste em um sistema de tubos sob o asfalto que podem gerar calor e passar isso para a superfície, permitindo desta forma o derretimento da neve/gelo em dias de inverno rigoroso e fazendo com que as ruas e estradas sejam utilizadas normalmente. 

O sistema também pode absorver o calor do asfalto em dias quentes para reduzir a temperatura do piso durante o verão ou até mesmo armazenar energia para o uso no inverno, além de fornecer energia a residências ou escritórios próximos. 

A tecnologia, evidentemente, possui custo mais elevado do que o asfalto comum ao qual estamos acostumados, mas a empresa diz que a longo prazo haverá redução de custos ao evitar o uso de outras formas para derreter neve/gelo acumulada no asfalto. 

Você acha que tal tecnologia poderia ser aplicada de alguma forma no Brasil? Essa resposta a gente não tem, mas veja um breve vídeo divulgado pela Eurovia após a aplicação da Power Road no trecho de 120 metros em Égletons:

 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Post a Comment