Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Honda ADV: aventureiro e inovador

Honda ADV: aventureiro e inovador

Texto: Marcio C Viana 

Depois de ser exibida pela primeira vez no Brasil durante o Salão Duas Rodas de 2019, quando chamou a atenção dos visitantes e da imprensa especializada, era questão de tempo para o Honda ADV desembarcar no Brasil. 

A confirmação veio, enfim, no final de 2020. O Honda ADV tem o visual inspirado no maxiscooter X-ADV e o principal destaque é o conjunto de suspensão reforçado, que visa conquistar os que se incomodam com as suspensões de scooters mais convencionais, que com um curso inferior sofrem com o piso irregular das ruas brasileiras. 

Sou entusiasta do modelo scooter para mobilidade urbana, acredito que a transmissão automática torna tudo mais ágil na cidade em diversas situações. No mês passado, tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato com o Honda ADV, que utiliza o mesmo motor do PCX. 

Na novidade, entretanto, mudanças internas foram feitas para privilegiar a entrega de potência. A potência máxima do monocilíndrico de 149,3 cm³ se mantém em 13,2 cv a 8.500 giros, mas o torque máximo de 1,38 kgf.m chega a 6.500 giros no ADV, enquanto no PCX tal torque chega a 5 mil giros.  

Para o teste, saímos de São José dos Campos em direção a São Francisco Xavier, passando por estradas de serra com muitas curvas e em um determinado trecho saímos do asfalto para entramos em uma estrada de terra.  


Foto: Divulgação

Alguns pontos que chamam a atenção no ADV são o design agressivo, o painel LCD Blackout e o guidão alto e largo. Mas o destaque do scooter está mesmo no conjunto de suspensão, especialmente na traseira, que conta com amortecedores Showa com reservatório externo, mola de três estágios e curso de 130 mm, 30 mm a mais do que o PCX. 

Além disso, os pneus de uso misto, da Metzeler, contam com perfil diferenciado: 110/80 na dianteira, com roda aro 14, e 130/70 na traseira, com roda aro 13. Tal perfil, somado ao conjunto de suspensão, passam mais conforto e prazer para o piloto em qualquer tanto no asfalto como em estradas de terra.   

O assento, apesar de mais alto (795 mm) em relação ao do PCX (764 mm), conta com perfil estreito e facilita a tarefa de colocar os pés no solo ao parar o scooter, seja para estacionar ou para esperar a abertura do semáforo. 

Quando me perguntam se vale quanto pesa, eu digo que sim! R$ 17.490 (preço sugerido, sem frete) por um scooter? Se somarmos o que há de tecnologia, suspensão diferenciada, visual semelhante ao do X-ADV e um consumo médio estimado em 50 km/l, estamos falando de um modelo especial. Se fosse possível transformar um PCX e fazer mudanças nos componentes, gastaríamos mais. O ADV já chega com esse DNA aventureiro. 


Foto: Renato Durães

Ficha técnica Honda ADV 

MOTOR 

Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecimento líquido 

Cilindrada: 149,3 cm³ 

Potência Máxima: 9,74 kW (13,2 CV) a 8.500 rpm  

Torque Máximo: 13,5 N.m (1,38 kgf.m) a 6.500 rpm  

Transmissão: Tipo V – MATIC 

Sistema de Partida: Elétrica 

Diâmetro x Curso: 57,3 x 57,9 mm 

Relação de Compressão: 10,6 : 1 

Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI 

Combustível: Gasolina 

SISTEMA ELÉTRICO 

Ignição: Eletrônica 

Bateria: 12V – 5 Ah 

Farol: LED 

CAPACIDADE 

Tanque de Combustível: 8,0 litros 

Óleo do Motor: 0,9 litros (0,8 litro p/ troca) 

DIMENSÕES 

Comprimento x Largura x Altura: 1950 x 763 x 1153 mm 

Distância entre eixos: 1324 mm 

Distância mínima do solo: 165 mm 

Altura do assento: 795 mm 

Peso Seco: 127 kg 

CHASSI 

Tipo: Berço Duplo 

Suspensão Dianteira: Garfo telescópico 

Suspensão Traseira: Dois amortecedores com Twin Subtank Showa 

Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 240 mm 

Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm 

Pneu Dianteiro: 110/80 – 14 

Pneu Traseiro: 130/70 – 13 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Post a Comment