Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Yamaha NMax 160 ABS 2021, ainda mais veloz e econômico

Yamaha NMax 160 ABS 2021, ainda mais veloz e econômico

O novo Yamaha NMax 160 ABS 2021 chega totalmente renovado, seguindo o design moderno e sofisticado da família MAX Series e com uma série de evoluções para continuar no topo do pódio como o mais potente e seguro scooter da categoria, e com a maior garantia do mercado, de 4 anos.

Tive a oportunidade de testar o novo scooter da Yamaha durante uma semana, rodando em trechos urbanos em meio ao trânsito e também pelas rodovias até o litoral norte de São Paulo.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: totalmente renovado (Renato Durães)

Veja também:
Yamaha lança série comemorativa de 20 anos do TMAX
BMW e Triumph oferecem condições especiais em março
MOTOCICLISMO lança especial do 22º Moto de Ouro

Design

Logo de cara já é possível notar as mudanças no visual, que segue a modernidade dos outros membros da família, como o novo XMAX 250 ABS e o grande TMAX 510, infelizmente fora de linha no Brasil.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: visual esportivo (Renato Durães)

O novo NMax 160 ABS ressalta a esportividade com as linhas aerodinâmicas das carenagens e no arrojado farol e lanterna em LED. O novo conjunto óptico em LED traz maior eficiência e segurança, principalmente durante a noite, e agora a lanterna lanterna traseira bipartida em LED segue o conceito MAX Series e ficou bem parecida com a do XMAX 250. As luzes de seta ainda são convencionais, mas ganharam sistema de pisca-alerta.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: chave com sensor de presença (Renato Durães)

O assento do NMax 160 ABS também foi remodelado, com formato mais anatômico e mais longo. Sob o assento há um útil compartimento capaz de abrigar um capacete integral tamanho grande e outros pequenos pertences. Sua abertura passa a ser feita através de um botão junto à chave seletora que liga o scooter. O compartimento se tranca automaticamente com o distanciamento da Smart Key. Basta portar a Smart Key para acionar funções como partida elétrica, acesso ao porta capacete, tanque de combustível e trava do guidão.

A carenagem frontal conta agora com dois
porta-objetos de fácil acesso e com uma tomada 12V localizada dentro do
porta-objetos do lado esquerdo.

Chassi

Graças ao novo chassi, o túnel entre as pernas está mais estreito, ampliando o conforto. O chassi do NMax tem novo desenho e está mais rígido, proporcionando maior estabilidade e precisão na tocada. Seu formato é um dos grandes responsáveis por transmitir a sensação de controle e direção ao condutor, e graças as alterações sofridas nas barras superiores, há mais espaço para apoio dos pés.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: ótima agilidade na cidade (Renato Durães)

Agora o acoplamento do motor no chassi é feito por um suporte “link” fixado por coxins de borracha, minimizando as vibrações e proporcionando maior conforto e segurança. As suspensões foram recalibradas, os amortecedores traseiros e o garfo dianteiro passam a contar com uma calibragem que privilegia o conforto, mas claro, tem perfeito equilíbrio com a estabilidade e firmeza na condução.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: farol e lanterna em LED (Renato Durães)

As rodas de liga leve ganharam novo design e estão mais leves, têm 13 polegadas diâmetro e são calçadas com pneus sem câmara 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira, garantindo maior área de contato com o solo e incrementando a esportividade do visual.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: excelente desenvoltura na cidade (Renato Durães)

O Yamaha NMax 160 ABS foi o primeiro scooter de seu segmento com sistema de freio antitravamento ABS nas duas rodas como item de série. Os discos de freio dianteiro e traseiro com 230 milímetros de diâmetro proporcionam frenagens potentes e muito seguras em quaisquer condições.

Motor

O moderno motor que equipa o NMax sempre foi considerado uma de suas maiores virtudes, oferecendo um ótimo desempenho e maior agilidade com respostas rápidas e vigorosas, baixo consumo, muita robustez e confiabilidade. Esta segunda geração traz um motor totalmente novo, como cilindro, cabeçote, pistão, válvulas, biela, virabrequim e até mesmo a carcaça.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: motor tem tecnologia VVT (Renato Durães)

O Yamaha NMax 160 ABS já era o mais potente de sua categoria, gerando a potência máxima de 15,1cv a 8.000 rpm, e na nova geração a potência máxima subiu para 15,4cv a 8.000 rpm, garantindo a melhor relação peso/potência da categoria, com 8,5kg/cv. Já o torque máximo, que era de 1,5 kgf a 6.000 rpm passou para 1,4 a 6.500 rpm.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: além de veloz é muito econômico (Renato Durães)

No cabeçote foram adicionados dutos de passagem de água próximos a saída de escapamento permitindo a redução na temperatura da câmara de combustão, consequentemente melhorando a eficiência do motor e sua durabilidade.

Embora não seja uma novidade no NMax, uma inovação técnica que merece destaque é o sistema VVA Variable Valve Actuation, controle de abertura variável das 2 válvulas de admissão, o primeiro deste tipo a ser utilizado em um scooter. É possível notar o ótimo torque em baixa e as respostas bem contundentes mesmo em alta rotação. É graças ao VVA que o NMax 160 ABS arranca e retoma como nenhum outro em sua categoria, e na estrada ele mantém 110 km/h numa boa, o que pude comprovar na rodovia dos Imigrantes. A velocidade final é limitada em 125 km/h.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: porta objetos guarda capacete pequeno (Renato Durães)

O motor ganhou o sistema Stop & Start, que identifica quando o veículo para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. O motor volta a funcionar sem qualquer ruído ou vibração, quando o condutor gira a manopla do acelerador levemente, e o scooter volta a se mover. Esse sistema pode ser ativado ou desativado de acordo com a vontade do piloto, através de um botão no punho.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: idle stop é imperceptível (Renato Durães)

O tanque de combustível teve capacidade ampliada
para 7,1 litros de gasolina, representando uma autonomia média, sem a reserva,
de cerca de 250 km. Seu posicionamento na parte inferior do scooter contribui
para que a centralização de massas fique concentrada na parte de baixo,
privilegiando a agilidade.

Painel

O painel de instrumentos é multifuncional e 100% digital, com um display maior e com melhor visualização das informações de bordo, e além disso, a iluminação é em LED e a lente tem um acabamento especial que elimina reflexos, contribuindo para a ótima visibilidade.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: painel LCD tem computador de bordo (Renato Durães)

Fora as informações de praxe como hodômetro total e
dois hodômetros parciais, relógio, computador de bordo com consumo instantâneo
de combustível, nível de carga da bateria e temperatura do motor, traz os
inéditos indicadores V-BELT de troca da correia do CVT, e indicador VVA, que ao
acender, informa ao piloto que o sistema VVA está em ação, entregando melhor
performance. Essa indicação pode ser desativada no painel sem influenciar o
funcionamento do VVA. Outra ótima novidade é o acesso às funções do painel
através de um botão na parte de traz do punho esquerdo, ao toque de um dedo,
sem a necessidade de retirar as mãos do guidão.

Conclusão

O teste com o novo Yamaha NMax 160 ABS 2021 me agradou bastante e provou que o scooter da marca dos três diapasões entrega o que promete, ótimo desempenho na cidade e na estrada, praticidade e agilidade nos deslocamentos e agora mais equipado e completo, o NMAX agrada ainda mais pelo conforto ao rodar e pelas respostas espertas e vigorosas do motor, capazes de fazer o pequeno scooter voar baixo pelas ruas da cidade, tornando qualquer passeio divertido e gratificante.

Yamaha NMax 160 ABS 2021: assento amplo e confortável (Renato Durães)

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

O novo NMax 160 ABS tem três versões de cores: o azul metálico (Navy Blue), o preto fosco (Midnight Black) e o branco (Sports White), ao preço público sugerido de R$ 15.290 + frete.

Post a Comment