Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Moto Eltrica da Triumph: Prottipo promete 180cv de potncia

Moto Eltrica da Triumph: Prottipo promete 180cv de potncia

A marca inglesa Triumph apresentou no dia 23 de março o primeiro protótipo da sua moto elétrica, chamada de TE-1. O motor fornece 130 kW ou quase 180 cv de potência, pesando apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente atualmente. O design esportivo, lembra os modelos naked da Triumph.

 
Divulgação Triumph

O projeto liderado pela Triumph faz parte de um conjunto de empresas com foco na criação da moto elétrica genuinamente britânica. Além da fabricante inglesa de motos, estão colaborando no projeto: Williams Advanced Engineering (parte da escuderia da Fórmula 1) responsável pelo sistema de baterias, Integral Powertrain que auxiliou no desenvolvimento do motor e o Warwick Manufacturing Group – WMG (um departamento acadêmico da Universidade de Warwick), que ajuda na consultoria e na realização de teste e medições. 

O financiamento do projeto é feito pelo Office for Zero Emission Vehicles (OZEV), do Governo do Reino Unido, e fornecido por meio da Innovate UK (agência do governo britânico que promove programas de ciência e tecnologia). 

O projeto criado em 2019, foca no desenvolvimento de motocicletas elétricas que atendam às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental.

O anúncio refere-se à conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando inovadores motores e baterias elétricas diferenciadas. Os testes apresentados foram surpreendentes, mostrando resultados melhores do que o esperado. 

Bateria

Com foco no desempenho, a Williams Advanced Engineering (WAE) criou uma bateria que serve como estrutura, sendo posicionada dentro do chassi da motocicleta otimizando o layout e auxiliando no centro de gravidade, no espaço e na relação com o motor e a abordagem de carga.

Na Fase 2 do projeto os resultados obtidos pela WAE superaram qualquer bateria presente no mercado nos termos de potência  e densidade de carga de energia. 

“Usando uma solução leve e compacta, fomos capazes de proporcionar ao piloto o desempenho máximo o tempo todo (independentemente da carga da bateria) e uma autonomia líder da categoria. Nos concentramos em expandir os limites para reduzir a massa e otimizar a posição da estrutura para beneficiar o manuseio. disse Dyrr Ardash, Gerente Sênior Comercial da Williams Advanced Engineering.

“A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia existente, fornecendo ao piloto mais potência por mais tempo. A WAE também projetou e desenvolveu uma unidade de controle eletrônico, combinando o sistema de gerenciamento de bateria com as funções de controle da moto em um único conjunto. Isso é inédito neste mercado, beneficiando o acondicionamento e a integração, e melhorando a autonomia”, conclui Ardash.


Divulgação Triumph

Motor leve e potente

Responsável pelo desenvolvimento do motor, a Divisão e-Drive da Integral Powertrain, na fase 1 trabalhou para desenvolver um motor com inversor embutido, que geralmente vêm separados em motores elétricos. A integração reduziu o peso e o volume do motor. A empresa também implantou uma tecnologia avançada de interruptor de carboneto de silício no inversor, o que reduz as perdas no inversor e resulta em eficiência do motor, entrega de potência e autonomia maiores. 

Agora na fase 2, conseguiu entregar um motor totalmente operacional. ““Um dos fatores mais influentes no desempenho e manuseio de uma motocicleta é a massa. Portanto, na Integral Powertrain, nos concentramos muito em fazer uma mudança radical no projeto do motor e do inversor, removendo cabos pesados de alta tensão, por exemplo. Isso proporciona um produto significativamente mais compacto e leve do que qualquer outro atualmente disponível no mercado. O motor produz 130 kW ou quase 180 cv de potência, mas pesa apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena fração da massa dos tradicionais motores de combustão interna”, afirmou Andrew Cross, Chief Technical Officer da Integral Powertrain.

A Triumph ficou responsável por desenvolver um software de controle de veículo inédito que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta intuitiva do acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as dimensões que um cliente esperaria de uma motocicleta Triumph de alto desempenho.  

Em paralelo a este trabalho com o sistema elétrico e de controle, a Triumph projetou um chassi protótipo inédito, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, que foram otimizados junto com os conjuntos de bateria e motor, que serão posteriormente desenvolvidos na Fase 3 para o Protótipo TE-1.

“O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feedback importante dos clientes sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma motocicleta elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem, autonomia, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e os controles da moto”.  Explicou Steve Sargent, Chief Product da Triumph.

Design

No design da motocicleta foi levado em conta o desenho da transmissão e o estilo final do Protótipo TE-1, sendo apresentados os primeiros desenhos da nova moto elétrica da Triumph. 


Divulgação Triumph

“De modo geral, com o estilo, queríamos criar algo que fosse novo e empolgante, mas uma evolução natural da marca Triumph. Algo desejável por si só, com o distinto DNA da Triumph, e definitivamente não algo que seja diferente apenas para ser diferente. Unindo tudo isso com os parceiros, estamos entusiasmados em ver o progresso de um veículo de demonstração tão empolgante, que incorpora a tecnologia de ponta necessária para direcionar a estratégia para o roteiro futuro das motocicletas elétricas da Triumph”, relata Steve Sargent.

 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Post a Comment