Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Coluna Motostory: voc sabe quem inventou a suspenso monoshock?

Coluna Motostory: voc sabe quem inventou a suspenso monoshock?

As melhores ideias surgem quando existe a necessidade de resolver um problema. A criação da monocross ou monoshock, a suspensão traseira com um único amortecedor, não foi diferente. 

Conheça um pouco da história de Lucien Tilkens, contada pelo seu filho Guy Tilkens, o vencedor das 24 Horas de Interlagos de 1976. Quer saber mais sobre as 24 horas de interlagos? Leia aqui.

Lucien Tilkens, era um empresário belga do ramo agrícola, extremamente engenhoso e um amante do motocross, principalmente, no período pós guerra. Graças ao seu gosto pelo motocross e seu perfil técnico, Lucien se tornou inspetor das provas de motocross em conjunto com a confederação.

Com a modernização do motocross, com a  entrada da motorização em 2 tempos, as motos se tornaram mais rápidas. A suspensão não era trabalhada para dissolver o impacto das provas de motocross pelo quadro da motocicleta, o que resultava em diversas fissuras no quadro após as provas. 

Lucien era muito rigoroso e especialista em solda, por isso muitos pilotos o procuravam para soldar os quadros das motocicletas que rachavam ao participar das provas de motocross. Por executar um serviço bem feito, ele ficou amigo dos pilotos.

Para evitar as quebras dos quadros, Lucien desenvolveu uma técnica para distribuir a força do impacto dentro do quadro, ele trocou os dois amortecedores traseiros que possuíam um curso muito limitado por um único amortecedor que era melhor redimensionado. Assim, nasceu o monocross ou o monoshock, um amortecedor único na traseira que distribui a força final do impacto, já que a nova suspensão monoshock era fixada embaixo do tanque de combustível.


Projeto monoshock – arquivo pessoal

Após muitos testes, foi comprovado que o novo sistema de amortecimento criado pelo Lucien Tilkens dispersava a força do impacto melhor no quadro, evitando assim, a sua rachadura. A invenção deu tão certo, que posteriormente a Yamaha comprou a patente. 

Essa história foi contada por Guy Tilkens, um amigo de Carlãozinho Coachman. Guy e seus filhos Sten Tilkens e Natalie Tilkens, frequentavam o Parque de Esportes Lidia Coachman nos anos 90, lá em Itapecerica da Serra. 

Quer saber mais sobre essa invenção que revolucionou o mundo motocross? 

Conheça o canal Motostory Brasil, que conta tudo sobre a história do mundial de motociclismo.

 

 

 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Post a Comment