Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Triumph Bonneville T100: A moto clssica inglesa

Triumph Bonneville T100: A moto clssica inglesa

Esse mês a vaga na garagem do MOTO.com.br foi ocupada pela belissíma Bonneville T100 da Triumph. Essa imponente moto é inspirada na icônica Bonneville de 1959, o DNA típico de moto clássica inglesa recebeu recursos, acabamento aprimorado e tecnologia de motos atuais para se tornar uma clássica moderna de respeito.  

Escolhi a Triumph Bonneville T100, como acompanhante em uma viagem até Socorro para visitar o futuro Centro Cultural Movimento. A antiga estação de trem da cidade está sendo reformada para receber a história do motociclismo nacional, um grande projeto do nosso parceiro Carlãozinho do MotoStory. 


Triumph Bonneville T100 no futuro Centro Cultural Movimento em Socorro – Foto:MOTO.com.br

Coloquei o equipamento de gravação na mochila, prendi o tripé no banco e saí de São Paulo com destino a Socorro.

DESIGN

A primeiro momento a Triumph Bonneville T100 chama atenção de todos! O design que une o clássico e o moderno é acertado, ainda mais com os detalhes incluem os aros das rodas, os acabamentos do motor, espelhos retrovisores, o aro do farol, os indicadores, e belos silenciadores estilo ‘peashooter’ com acabamento Matt Black, que lhe proporcionam uma presença e um visual dark realmente diferenciados. 

Além disso, pode notar o cuidado nos mínimos detalhes como o design do motor que imita filetes típicos da refrigeração a ar (a T100 possui refrigeração líquida) e uma peça que lembra o carburador, mas na realidade a Triumph T100 é equipada com injeção eletrônica multiponto sequencial. 

Apesar de chamar a atenção dos mais curiosos, você até faz amizades no farol, a Triumph T100 não é muito visada pelos ladrões. O que remete a uma certa “tranquilidade” para rodar em grandes centros urbanos, como São Paulo. Óbvio, que precisamos acrescentar várias aspas nessa tranquilidade. 

MOTOR

A Bonneville T100, é equipada com um motor de 8 válvulas, SOHC de 900 cc que entrega 55 cv de potência a 5.900 rpm. Mas, o grande diferencial está no torque de 80 Nm que você já sente a partir de 3.230 rpm. 

Na cidade, fiquei surpreso com dois aspectos da motocicleta. Primeiro, foi a embreagem mega leve que conta com assistência de torque e em segundo lugar, com a ciclística da motocicleta. Ela é uma moto fácil de guiar, possibilitando pegar corredor, desviar de buracos com segurança e andar tranquilamente curtindo a moto e o ronco do seu motor.

Para pegar estrada, a T100 conta com acelerador eletrônico que proporciona respostas rápidas e o controle de tração que garante maior segurança na pilotagem. Além disso, a moto da Triumph possui uma posição de pilotagem acertada, pois não cansa e o banco se mostrou macio, o que garantiu conforto em toda a viagem até Socorro em um total de 300 km (ida e volta). 

Apenas senti falta da sexta marcha, mesmo a quinta sendo longa, acho que uma sexta marcha cairia bem. Mantendo uma velocidade de cruzeiro de 100 – 110km/h, o consumo ficou na casa dos 23km/l, para um motor de 900 cc , está ótimo! 

 O QUE VISITAR EM SOCORRO?

Qual a primeira coisa que um motociclista faz ao chegar em uma nova cidade? Tirar uma foto no portal, não é? Check. 


Foto no portal da cidade de Socorro – Foto: MOTO.com.br

Após essa pequena parada, me encontrei com Carlãozinho e o Márcio Viana, que foi com uma Yamaha Tracer 900 GT até lá. 

O novo Centro Cultural Movimento, é um projeto antigo do Carlãozinho para divulgar a história do motociclismo nacional. No novo centro cultural, vamos ter centro de exposições, loja, café e muita história. Anotem aí, que esse vai ser um ótimo passeio de moto para fazer no final de semana. A inauguração está prevista ainda para 2021.

Também almoçamos no shopping das malhas, excelente local para comprar blusas, jaquetas e camisetas com preço especial. 

Aproveitando que estava com uma moto clássica, fomos conhecer o Cine Orlandi, um dos únicos cinemas de rua do Brasil. Instalado em uma edificação charmosa desde 1942, funciona normalmente até hoje e conta até com sala em 3D. Vou voltar para assistir um filme. 


Cine Orlandi, um dos último cinema de rua em funcionamento no Brasil – Foto: MOTO.com.br

PAINEL E SEGURANÇA 

O painel que mescla analógico e digital, conta com o velocímetro e o conta-giros em analógicos e dois visores digitais que você pode observar o hodômetro, indicador de posição de marcha, medidor de combustível, autonomia, controle de tração (que pode ser desligado), indicador de manutenção e relógio. Para acessar todas essas informações, a T100 conta com um botão no punho esquerdo.

Parar a T100 é fácil, pois a motocicleta conta com disco único flutuante de 310 mm na dianteira e disco único de 255 mm, pinça flutuante Nissin de 2 pistões na traseira com ABS nas duas rodas. 

A suspensão absorve bem as irregularidades do piso, apesar de ser uma clássica, passei por rua de paralelepípedo com tranquilidade, graças a sua suspensão dianteira com Garfo Kayaba 41 mm e curso de 120 mm, enquanto na traseira conta com “Twin Shock” Kayaba com ajuste de pré-carga e curso de 120 mm.

PREÇO

A Triumph Bonneville T100 parte de R$ 51.490,00, um preço salgado e apesar do bom acabamento, apenas a lanterna traseira é em LED, por esse preço, a Triumph já poderia trazer um conjunto Full LED.

Além do mais, a Triumph disponibiliza uma linha com 150 acessórios premium para você personalizar a T100 do seu jeito. Tornando cada Triumph Bonneville única. 

CONCLUSÃO

A pilotagem é cativante e torna a experiência de guiar a Triumph Bonneville T100 extremamente prazerosa. 

O estilo clássico, bom acabamento, motor forte e com um ronco grave, essa moto clássica moderna inglesa conquista todos os pilotos, desde os mais jovens até os mais experientes.

A Triumph Bonneville T100 foi ótima na cidade e na estrada, isto é, para viagens solo e sem garupa. Acho que uma Bonneville T120, seria uma melhor opção para quem anda acompanhado na moto, pois conta com um motor de 1200cc. 

 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Post a Comment