Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Honda Biz atinge o marco de 4 milhes de unidades produzidas

Honda Biz atinge o marco de 4 milhes de unidades produzidas

Quem já pilotou ou teve uma Honda Biz? A motocicleta da Honda sempre foi uma alternativa, de muitas pessoas, para começar no mundo das duas rodas. E ficou marcada por sua praticidade, facilidade de pilotagem e economia.

A Honda Biz é produzida há mais de 20 anos na fábrica da Honda em Manaus e acaba de atingir o marco de 4 milhões de unidades produzidas. 

 
Honda Biz 125 – Foto: Divulgação Honda

 

A História da Honda Biz

 

A história da Honda Biz começa com a Honda Super CUB, um modelo lançado em 1958, no Japão, no qual foi o primeiro veículo em duas rodas que inaugurou a categoria CUB (Category Upper Basic, em português, categoria básica superior).

 
Super CUB – Foto; Divulgação Honda

 

A categoria CUB chegou ao Brasil em 1992, com a C-100 Dream, ainda importada. Mas,o modelo que já estava no mercado internacional desde o final dos anos 50, demandava algumas adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros.

Com o interesse em fornecer um produto inovador e ideal para o mercado brasileiro, a Honda desenvolveu em conjunto com um time local e a matriz uma nova representante nacional do segmento CUB, que viria ser a futura Honda Biz. 

 
Honda C-100 Dream – Foto: Divulgação Honda

 

Lançado em 1998, com o nome C-100 Biz, o modelo trouxe uma posição de pilotagem confortável em que o condutor permanecia sentado, rodas aro 17’’ na frente com um pneu mais fino e aro 14’’ na traseira com pneus mais largo e alto na traseira, contribuindo para maior conforto ao percorrer as estradas brasileiras, que por sua vez, possuem muitas irregularidades. 

A altura do assento em relação ao solo era menor do que em outras motocicletas, o que proporciona maior segurança aos pilotos iniciantes.  Além disso, foi a primeira CUB do mundo a oferecer espaço sob o assento para acomodar o capacete e pequenos objetos, sem perder a agilidade e o baixo consumo de combustível. Da antecessora C-100 Dream, herdou o motor e o câmbio, mas chegou com design diferenciado, com linhas e cores modernas.

 
Honda C-100 lançada em 1998 no Brasil – Foto: Divulgação Honda

 

“Desde o lançamento, notamos que a Biz era um modelo que chegava para ficar, pois ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento. Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia”, comenta Alexandre Cury, diretor Comercial da Honda Motos.

 

Evolução da Honda Biz no Brasil

A primeira grande alteração da Honda Biz aconteceu em 2005, com motorização de 124,9 cilindradas que passou a se chamar Honda Biz 125. Em 2009 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber a moderna injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível.


Honda Biz – 100 – Foto: Divulgação Honda

 

Em 2011, o modelo ganhou versão Flex e a capacidade do tanque aumentou de 4l para 5,5l. Já em 2012, foi lançada a Biz 100, como mais uma opção de motoneta de entrada acessível, versátil, com baixa manutenção e visual inspirado na irmã maior de 125cc.Em 2016, a versão de entrada é atualizada com o motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i.


Honda Biz 110i – Foto: Divulgação Honda

 

A última atualização da Honda Biz foi em 2018, onde tanto a Biz 110i como a Biz 125, compartilharam mudanças no design, tornando-as mais atraentes, com a adoção de um novo grupo ótico frontal, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além de tomada 12V.

Com atributos que conquistaram a maioria dos brasileiros, a Honda Biz é a segunda motocicleta mais vendida no país, no acumulado de 2021, mostrando que ela tem força entre diversos públicos no mundo das duas rodas

 

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Post a Comment