Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  observado pela Aprilia, Viñales deixa Yamaha no fim do ano

observado pela Aprilia, Viñales deixa Yamaha no fim do ano

Maverick Viñales vai deixar a Yamaha no final desta temporada da MotoGP. Segundo comunicado oficial emitido pela equipe, a decisão atende a um pedido do próprio piloto espanhol, que estava em sua quinta temporada no time da marca japonesa e ainda tinha contrato válido até o final de 2022.

No comunicado emitido pela Yamaha, Viñales destaca que a parceria foi significativa para ele nos últimos cinco anos, e é difícil se separar da equipe de Iwata: “Nessas temporadas juntos vivemos grandes conquistas e tempos difíceis. No entanto, o sentimento mútuo é de respeito e apreciação. Estou empenhado e tentarei alcançar os melhores resultados no restante da temporada”, destaca o piloto da moto #12.

MotoGP: observado pela Aprilia, Viñales deixa Yamaha no fim do ano
Nem mesmo o segundo lugar em Assen conseguiu amenizar o clima entre Viñales e Yamaha (Divulgação)

Lin Jarvis, diretor-executivo da Yamaha, também falou sobre a saída de Viñales ao fim do ano. “É com tristeza que nos despediremos de Maverick no fim do ano. Estamos no meio da nossa quinta temporada juntos, e ao longo dos anos alcançamos muitos pontos altos, mas também tivemos de gerir muitos pontos baixos. Depois do GP da Alemanha, que foi o fim de semana mais difícil da nossa parceria, tivemos conversas importantes em Assen e chegamos à conclusão que seria do interesse das duas partes seguir caminhos separados no futuro”.

A relação do piloto com a Yamaha vinha se desgastando ao longo da temporada, e atingiu seu ápice no GP da Alemanha, quando o espanhol terminou apenas na última posição, enquanto seu companheiro, o francês Fabio Quartararo, foi ao pódio. Nem o segundo lugar obtido no GP da Holanda parece ter sido suficiente para melhorar o clima entre piloto e equipe.

MotoGP: observado pela Aprilia, Viñales deixa Yamaha no fim do ano
Viñales foi contratado pela Yamaha após brilhar na Suzuki. Compromisso entre os dois chega ao fim este ano a pedido do piloto (Divulgação)

Veja também:
Ducati terá oito motos na MotoGP em 2022. Rossi volta?
IIha de Man, a mais alucinante corrida de motos, já tem data confirmada
Italjet chama Dovizioso para desenvolver Dragster

Outro ponto que também gerou atrito entre Viñales e Yamaha foi a troca do engenheiro Esteban Garcia, que foi dispensado pela equipe para em seu lugar colocar Silvano Galbusera, ex-parceiro de Valentino Rossi, às vésperas do GP da Catalunha.

Em meio a tudo isso também há a especulação levantada pelo diário espanhol AS, que crava a ida de Viñales para a Aprilia em 2022. No sábado, durante os treinos livres em Assen, o chefe da equipe de Noale, Massimo Rivola, afirmou que o piloto espanhol interessa ao time caso estivesse disponível no mercado.

Entre os cotados para substituir o espanhol na equipe de fábrica da Yamaha está Franco Morbidelli, piloto da equipe satélite SRT Petronas. Ele não correu em Assen para se recuperar de uma cirurgia no joelho e teve como substituto na prova foi o americano Garrett Gerloff, que terminou no 17º lugar. Ainda segundo o diário AS também há chances para Andrea Dovizioso, que não assinou com a Aprilia e pode ocupar uma das Yamaha disponíveis no ano que vem, provavelmente na equipe satélite, que além de Morbidelli tem Valentino Rossi entre seus atuais pilotos.

Após o GP da Holanda, a MotoGP entra em férias por algumas semanas e retoma as atividades entre 6 e 8 de agosto com o GP da Estíria, no Red Bull Ring. Quem lidera o campeonato é Quartararo, com 156 pontos, seguido por Johann Zarco e Francesco Bagnaia, com 122 e 109 pontos, respectivamente. Viñales aparece apenas na sexta colocação, com 95 pontos.

Post a Comment