Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Honda trabalha em novo airbag para motos

Honda trabalha em novo airbag para motos

A Honda GoldWing foi a primeira moto do mundo a ganhar um airbag de série, em 2006. E mesmo depois de 15 anos ela segue como a única a oferecer o recurso, mas algumas patentes que circulam pela internet mostram que isso deve mudar em breve.

A marca japonesa acredita que os airbags para motos podem contribuir para oferecer mais segurança aos motociclistas. Segundo a empresa, a maioria dos acidentes de motocicletas que causam lesões são colisões frontais, e a inserção de um airbag entre o motorista e os obstáculos com os quais a moto se choca nessas colisões deve ajudar a reduzir danos.

Honda trabalha em novos airbags para motos
Gold Wing, primeira e única moto com airbag do mundo – até agora (Divulgação/Honda)

Veja também:
Interesse por motos cresce no Brasil; elétricas se destacam
Honda SH 300i Sport: classe executiva com sotaque esportivo
Motor Road faz com que motociclistas sejam sempre bem-vindos

O sistema ficou até agora apenas na Gold Wing por causa do tamanho da moto. A bolsa de seu airbag é tão volumosa quanto a de um carro e consegue manter o motociclista em sua posição inicial. Já o novo sistema opera como um airbag de cortina, mais estreito e com o propósito de evitar o choque entre piloto e obstáculos que podem ferí-lo, amenizando o impacto.

Os testes vem sendo realizados em scooters, modelos cuja proposta é para o uso em cidades, locais onde é muito mais elevada a probabilidade do clássico acidente em que a moto é fechada por um carro e acaba batendo nele. Para esses testes a Honda vem utilizando um scooter PCX, mas o produto pode ser adaptado para utilização em outras motocicletas e scooters. Quando inflado ele cria uma barreira entre o piloto e o parabrisa do scooter, amortecendo eventuais impactos ocasionados em colisões frontais.

Honda trabalha em novos airbags para motos
Protótipo da Honda testado em um PCX (Reprodução/Motorpasionmoto.com)

Os desenhos das patentes mostram três possíveis localizações para o airbag: na região do painel de instrumentos, acima do farol e no próprio guidão. Mas a Honda segue estudando o projeto para encontrar a melhor forma de acomodar o airbag nas motos.

Por enquanto não há previsão para que o mesmo chegue ao mercado, mas todo esse trabalho mostra o empenho da fabricante japonesa em encontrar soluções que proporcionem mais segurança aos motociclistas.

Post a Comment