Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Simply enter your keyword and we will help you find what you need.

What are you looking for?

Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  fique ligado!   /  Inverno: 4 dicas para andar de moto no frio

Inverno: 4 dicas para andar de moto no frio

Poucas coisas irritam mais um motociclista do que passar frio sem necessidade. Dedos congelando, mãos roxas, um vento cortante que atravessa a roupa e atinge a pele. Para evitar esta experiência desagradável e perigosa, trazemos aqui 4 dicas para andar de moto no frio – sem congelar, claro.

Andar de moto no frio pode não ser a pior coisa do mundo, basta estar preparado para encarar as temperaturas baixas

Vale lembrar que o inverno de 2021 mal começou e tem registrado recordes de baixas temperaturas. Nevou nas serras Gaúcha e Catarinense e teve termômetros abaixo dos 10ºC em inúmeras regiões. Para se ter um ideia deste momento glacial, o Mato Grosso do Sul teve sensação térmica negativa nos útlimos dias.

Veja também:

Dicas para andar de moto no frio

Mas calma, dá para andar de moto frio sem sofrer. Para isso, é preciso cuidar de si e da moto, além de estar sempre preparado para lidar com acontecimentos possíveis, mas pouco prováveis, como uma pancada de chuva ou neblina. Aqui você verá sobre:

• Como se proteger do frio de moto
• Roupas para usar para andar de moto no frio
• Cuidados para ter com a moto em dias frios

Pilotar no frio requer roupas e cuidados especiais – foto: Carlos Kelm

1 – Use luvas, botas, jaqueta

Andar equipado é o mínimo em qualquer estação do ano. Porém, nos dias frios é preciso utilizar equipamentos térmicos, projetados para o inverno ou que possam encará-lo graças a complementos, como forros internos.

Uma boa balaclava protege rosto e pescoço. Antes de andar de moto no frio também vista luvas grossas e um boa jaqueta

Jaqueta, calça e botas, todos adaptados ao frio, são essenciais. Também procure por luvas grossas e impermeáveis, específicas para o uso sobre duas rodas – afinal sua mão precisa estar protegida e aquecida, mas ainda precisará fazer uma série de movimentos e ter sensibilidade. Outra alidada é a balaclava, que protege seu pescoço e cabeça.

2 – Vista a moto

Você também pode vestir sua moto para encarar com mais tranquilidade as baixas temperaturas. Dois itens comuns, acessíveis e muito úteis são as bolhas (ou parabrisas) e protetores de mão, mais comuns em motos trail. Eles redirecionam o vento, reduzindo a exposição do motociclista.

Protetores de mãos e uma boa bolha protegem o motociclista do vento frio, fazendo com que ele desvie do peito e mãos

Há, ainda, as ‘luvas para guidão‘. São capas impermeáveis que cobrem as extremidades do guidão e acolhem as mãos do piloto. São eficientes para manter as mãos aquecidas e podem até reduzir a necessidade de usar luvas diretamente nas mãos, mas podem atrapalhar os comandos do freio dianteiro e embreagem. Tome cuidado.

3 – Leve uma capa de chuva

Andar de moto no frio pode até não ser ruim, mas pilotar no frio quando se está molhado ninguém merece. A sensação térmica despenca quando estamos com a roupa úmida, numa situação que só melhora quando enfim chegamos em casa e tomamos um banho quente.

A capa de chuva pode não ser o equipamento mais fashion do seu guarda-roupas, mas irá proteger seu corpo da umidade

Então leve sempre uma capa de chuva consigo, no bauleto ou compartimento sob o banco. Ela lhe protegerá caso ocorra uma chuva inesperada ou haja neblina na pista – que irá deixar sua roupa úmida, ainda que não lhe encharque.

4 – Não subestime o frio

Veja a previsão do tempo. Se ela indicar que está frio para sair na rua, trabalhar ou praticar exercícios, saiba que estará ainda mais desagradável para andar de moto. A sensação térmica ao rodar de moto é sempre inferior à indicada nos termômetros, pois estamos expostos ao vento, à falta de sol, à umidade.

Sempre pilote equipado, ainda mais em dias frios. Procure por equipamentos (luvas, jaqueta, calça e bota) específicos para a estação

Então não marque bobeira, não hesite em levar um casaco a mais ou pegar as luvas ‘porque não vai estar tão frio assim’. Lembre-se que é sempre melhor previnir do que remediar – e andar aquecido do que tremer o queixo por aí.

Dica para andar de moto no frio – bônus

Trouxemos um dica extra para quem vai andar de moto no frio. Ela irá ajudar tanto quem encara o gelado inverno da região Sul quanto quem está diante das temperaturas surpreendentemente baixas do Sudeste e Centro-Oeste. Aliás, nem o Norte pasou ileso no últimos dias.

Lugar de moto é na estrada – mais do que uma frase clichê, isso é uma necessidade. Evite que sua moto fique parada por muitos dias a fim de não comprometer equipamentos como bateria e velas

A dica é: cuide da sua moto, ela também exige cuidados especiais no frio. Componentes como a bateria e velas são colocadas à prova nas baixas temperaturas, então certifique-se que ambas estejam em boas condições. Além disso, ligue a moto regularmente, ao menos uma vez por semana, evitando o descarregamento da bateria. Veja mais dicas específicas para se ter com a motoca aqui.

Post a Comment