Com um nível de construção até então inédito na baixa cilindrada por aqui, a Yamaha R 15 foi um dos principais lançamentos de motos em 2023. E no exterior ela ainda tem ‘irmãs’, como a conhecida naked MT 15… e também uma nova moto trail. Veja como é a aventureira que leva o conjunto das R e MT para o uso misto.
Nova moto trail tem motor da R 15 e MT 15
Estamos falando da Yamaha WR 155 R. O modelo já é conhecido lá fora há algum tempo, mas recebeu novidades em sua versão 2024, onde chega primeiro a mercados como Índia e Indonésia. Entre os destaques está o motor, claro. É movido pelo monocilíndrico refrigerado por líquido, de 4 válvulas, com 155 cm³ e VVA, que já vimos na R 15.
Aqui no Brasil essa usina gera 18,8 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque máximos, a 10.000 rpm e 8.500 rpm. Números bem acima de Fazer 150, CG 160 e outras 150 cc do mercado. O que também deve fazer da WR155R um modelo bem interessante. Já na WR os números são um pouco mais baixos: 16,4 cv e 1,45 kgf.m, a 10.000 e 6.500 rpm.
Entre as diferenças de suas irmãs esportivas é que a WR155R está a adaptação do projeto à proposta off-road, deixando-o mais simples em alguns quesitos. Assim, troca o chassi Deltabox por um conjunto em tubos de aço e também perde a embreagem assistida e deslizante. Outro item que sai da lista é o farol em LED. Já o câmbio segue com 6 velocidades.
As rodas são raiadas, com aro 21″ e 18″, como manda a tradição. As suspensões são de longo curso, com garfo telescópico de 41 mm e monoamortecedor hidráulico com assistência a gás na traseira, o qual é ajustável em pré-carga. Já os freios são discos com dimensões de 240 mm na frente e 220 mm atrás e não contam com ABS. O peso a seco é de 134 kg em seco
Por fim, o design. A pequena WR se inspira nos grandes modelos da família, de 250 e 450 cc, voltados para competições off-road como enduro e rali. Assim, tem cara de ‘trail raiz‘, com carenagens pequenas, paralama dianteiro alto, banco reto e plásticos flexíveis.
Veja também:
Lançamento Yamaha virá ao Brasil?
Neste momento, o modelo está ganhando força na Ásia. Foi lançado na Indonésia, mas já é encontrando na Tailândia e em outros mercados. Porém, ainda não foi levado a nenhum outro continente, o que reduz as chances de vê-lo no Brasil. Além disso, por aqui a Yamaha investe na bem-sucedida XTZ Crosser 150 quando o assunto são motos trail de baixa cilindrada.
Mas nem por isso deixaremos de sonhar com ela, não? Na Indonésia a trail com motor de R 15 tem preço sugerido de 38,6 milhões de rúpias, cerca de R$ 12 mil em conversão direta. Para comparação, é cerca de 10% menos que custa a R 15 por lá – já em sua última geração, com controle de tração, conectividade e quickshifter. No Brasil, a esportiva tem preço sugerido de R$ 20.590.