Nesta edição do Semana Motor1.com, tivemos finalmente o lançamento do Honda ZR-V no Brasil. O SUV tentará atender aos órfãos do Civic mirando no Jeep Compass. No entanto, trouxe apenas um motor aspirado. Enquanto isso, a chegada da Ford Ranger Raptor já está próxima, com a picape esportiva tendo sido mostrada aos concessionários.
Nos EUA, a imprensa de lá já está falando na apresentação da nova geração do Equinox para meados do ano que vem. Para cá, porém, deve vir apenas o modelo elétrico. A Fiat Titano também está prestes a chegar, mas pode atrasar por conta de algumas adaptações na eletrônica da picape. Por último, a Nissan já fala de uma rival da Fiat Toro baseada no conceito da Renault Niagara, que será fabricada na Argentina.
A Honda revelou o novo ZR-V, posicionado como o SUV do Civic. Ele está disponível na versão única Touring por R$ 214.500. O ZR-V adota o estilo de design da Honda para SUVs, apresentando faróis altos e uma grade de grande porte. O interior compartilha muitos elementos com o Civic, incluindo um painel horizontal, uma tela multimídia de nove polegadas e uma mistura de elementos analógicos e digitais no painel de instrumentos.
O SUV mede 4,57 metros de comprimento, com um entre-eixos de 2,65 metros e um porta-malas de 389 litros. Ele é equipado com um motor 2.0 aspirado de 161 cv, operando somente com gasolina, acoplado a uma transmissão CVT automática e tendo tração dianteira somente.
Como versão única, o ZR-V Touring vem repleto de recursos, incluindo ar-condicionado de duas zonas, oito airbags, faróis e lanternas de LED, rodas de 17 polegadas, ajuste elétrico do banco do motorista, multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple Car Play sem fio, carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, teto solar, câmera de ré, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e detecção de ponto cego.
A Ford Ranger Raptor, versão mais esportiva da picape, está chegando ao Brasil em 2023. A picape já foi apresentada aos concessionários da Ford e flagrantes mostraram a Ranger Raptor sem camuflagens. Ela está disponível na Argentina com um motor 3.5 V6 biturbo a gasolina, que gera 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4×4 com reduzida. Aguarda-se seu lançamento no Brasil até o final do ano em configuração similar à oferecida na Argentina, mas seu preço deve ultrapassar os R$ 400.000.
A nova geração do Chevrolet Equinox está se aproximando e será apresentada nos Estados Unidos no meio do ano que vem como modelo 2025. A nova versão do SUV deve aumentar em largura e altura, mantendo 4,65 metros de comprimento e aumentando o entre-eixos para 2,73 metros. O visual terá uma dianteira mais retilínea com faróis divididos. O motor 1.5 turbo atualmente oferecido nos EUA provavelmente continuará a ser utilizado.
A Fiat Titano, anteriormente planejada como Peugeot Landtrek, está atrasada devido a adaptações na parte elétrica para incorporar novos recursos, como carregamento por indução e uma melhoria na multimídia. A picape será equipada com um motor 2.2 turbodiesel da Ducato, produzindo cerca de 200 cavalos e quase 46 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas e tração nas quatro rodas. A Fiat Titano está prevista para ser lançada em dezembro ou janeiro do próximo ano.
A Renault Niagara, que antecipa a próxima geração da Oroch, também deve influenciar a Nissan. A Nissan está desenvolvendo uma picape de “meia tonelada”, indicando seu interesse no mercado de picapes compactas com chassi monobloco, competindo com modelos como a Fiat Toro e a Ram Rampage. A Nissan planeja produzir essa picape na Argentina, com foco na exportação para o Brasil e outros mercados. A aliança entre Renault e Nissan deve possibilitar o compartilhamento de tecnologia e estrutura entre as marcas.