A MotoGP é a categoria máxima do Mundial de Motovelocidade e lida com números astronômicos, dentro e fora das pistas. E após conferirmos quanto custa um protótipo de corrida, vamos saber qual o prejuízo de uma queda na MotoGP. Spoiler: é provável que mesmo a mais inofensiva das quedas custe mais que a moto que você tem em casa!
Quanto custa uma queda na MotoGP
Antes de começar, vale lembrar o valor da moto em si. As equipes mantêm sigilo sobre uma série de fatores envolvendo o Mundial, inclusive o preço de suas máquinas de corrida, mas estima-se que cada protótipo valha aproximadamente R$ 15 milhões (cerca de R$ 3 milhões de euros). Estamos falando das motos mais rápidas e modernas do planeta, oras!
Então você já deve imaginar que um acidente na MotoGP não sai barato, literalmente. Uma leve queda que exija apenas reparo em tampas, manetes e outros componentes básicos custa entre 15 e 20 mil euros (cerca de 80 a R$ 107 mil).
Você já viu o preço que está a fibra de carbono? São 20 euros o quilo (R$ 107,00). Só a tela, sem contar o tratamento térmico e de vácuo necessário para dar forma! E, diga-se de passagem, o material é utilizado em abundância e das mais variadas formas na categoria.
Desta forma, avalia-se que uma queda forte – onde a moto capota – pode custar uma despesa de 100 mil euros – cerca de R$ 535 mil em conversão direta. Tudo isso para consertar a suspensão, colocar novos sensores, pneus, carenagens e freios.
E pode piorar. Num acidente grave, onde o impacto danifica as partes críticas e estruturais da moto (como braço oscilante, chassi, eletrônica interna, tanque de combustível ou motor) a brincadeira pode passar com facilidade de 1 milhão de reais.
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Fazendo o orçamento
Apenas um motor para a MotoGP é estimado entre 200 mil e 250 mil euros – cerca de R$ 1,07 a R$ 1,3 milhão. Além disso, as motos possuem elementos como rodas específicas para cada circuito! Então, são exclusivas e criadas com materiais como o magnésio. Em resumo, cada unidade é cotada em 4 mil euros (R$ 21 mil).
Imagine então o que é gasto com pneus? Podemos estiamr que a fornecedora Michelin gasta mais de 1,2 milhão de euros em cada corrida (R$ 6,4 milhões). Por fim, está despesa inclui os próprios pneus e o pessoal técnico e de assistência.