Desde seu lançamento em 2019, a Yamaha Ténéré 700 é aguardada pelo fãs brasileiros. A moto seria a substituta natural da finada XT 660 e brigaria em nosso mercado no concorrido segmento de aventureiras médias, onde o modelo mais vendido é a Honda NC 750X. A rival, porém, atua mais como uma crossover.
Então espaço para a chegada dessa nova Ténéré existe, no entanto a Yamaha ainda não fez sequer menção de lançar a moto no Brasil. Rumores no passado apontavam que a aventureira não conseguiria passar nas regras de emissões de ruído e poluentes de nosso mercado, o que teria atrasado, ou até mesmo cancelado, os planos para sua chegada aqui.
Porém, pode ser que ainda exista esperança. Em entrevista à revista italiana Motociclismo, Alessandro Ghezzi presidente da divisão europeia de Pesquisa e Desenvolvimento da Yamaha, explicava como eram escolhidos fornecedores para as motos da marca e que como o local de produção era um fator relevante para esta equação.
Neste momento, Ghezzi explicou que “o processo de produção também conta. A Ténéré 700, por exemplo, é vendida globalmente e produzida na França, no Japão e logo também no Brasil (…)”. Até o momento, a Yamaha do Brasil nunca confirmou a chegada da aventureira média ao nosso mercado, mas a fala do executivo acaba entregando que existe ao menos algum planejamento para a produção nacional da moto.
Porém, ainda é cedo para afirmar que isso é uma certeza, quão menos a data de lançamento dela por aqui. O que pode ser dito é que, desde que foi lançada, a aventureira média da Yamaha tem sido recebida positivamente pela imprensa internacional, que a avalia como uma moto leve e resistente, além de oferecer um bom custo-benefício.
Desde o seu lançamento em 2019, a Yamaha Ténéré 700 sempre é acompanhada por um propulsor bicilíndrico de 689 cm3 com arrefecimento a líquido. É a mesma unidade encontrada na atual MT-07, mas com acerto específico para entregar 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e 6,8 kgfm de torque a a 6.500 rpm.
Entre as novidades da linha 2023 apresentada lá fora, a Ténéré 700 recebeu um novo painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas e conectividade via Bluetooth. Alguns componentes foram redesenhados desde 2019 e a aventureira conta com suspensão dianteira invertida e sistema ABS que pode ter a atuação ajustada ou totalmente desligada.