No ar mais uma Coluna do Raul, neste mês falando a respeito de um estudo sobre o mercado de motos na Espanha, que revelou pontos muito importantes a respeito do setor para autoridades e usuários.

O mercado de motocicletas continua acelerando forte! Estudo de Mobilidade de Motocicletas 2023 feito pela Associação Espanhola dos Fabricantes de Motocicletas revela que 45% das pessoas planejam comprar uma motocicleta em menos de um ano.

Os motivos? Busca por uma motocicleta mais atual e com tecnologia mais moderna (23%), um modelo novo (18%) e uma com mais potência (18%) são, nesta ordem, as três principais razões.

De acordo com esse relatório anual, em 2023, 67% dos que conduzem uma motocicleta de alta cilindrada opta por motos on-road, 20% por scooter e 13% por uma moto off-road. A distância média anual percorrida pelos motociclistas em 2023 é de 6.071 quilômetros, um pouco mais que os 5.960 quilômetros do ano passado. Sete em cada dez motociclistas percorrem entre dois e dez mil quilômetros por ano e apenas dois em cada dez (18%) conduzem mais de dez mil quilômetros anualmente.

De fato, a duração mais comum da viagem é entre 20 e 40 minutos (35% dos motociclistas), enquanto aqueles que utilizam a moto para viagens muito curtas, inferiores a 20 minutos, representam 21%.

Do outro lado da balança, 29% confessam que utilizam a motocicleta para viagens com duração superior a uma hora. Quatro em cada dez motociclistas fazem viagens de menos de 30 quilômetros de distância, em comparação com três em cada dez que percorrem mais de 30 quilômetros diariamente.

Mais detalhes do estudo espanhol na Coluna do Raul

O uso de motos é outro dos aspectos mais interessantes da pesquisa, pois 44% a utilizam diariamente, enquanto o uso ocasional cai para 28% (era 32% em 2022). Por sua vez, a prática do mototurismo cresce cinco pontos em 2023: de 60% no ano passado para 65% este ano.

A segurança ao pilotar é uma grande preocupação dos motociclistas. Presença de outros veículos na via, conservação do asfalto inadequada são os principais destaques dos entrevistados com total de 48% e 37% respectivamente.

A motocicleta subiu de conceito em comparação à pesquisa do ano passado, veja: ela é considerada mais segura por 52% dos motociclistas (eram 48% em 2022), rápida (99%) e confortável (93%). Um dos quesitos mais importante em tempos de alta no preço da gasolina foi a percepção de economia da moto com 62% dos entrevistados afirmando isso (16% a mais que em 2022). Outra nota interessante é que 87% dos pesquisados aprovam o uso da faixa de ônibus para o aumento da segurança.

Coluna do Raul: Raio X do motociclismo na Espanha!

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube 
Twitter (X) | GoogleNews | WhatsApp

Por outro lado, é interessante destacar o crescente conhecimento dos entrevistados sobre as restrições ambientais. Se no ano passado 74% dos motociclistas afirmaram ter conhecimento destas restrições, este ano subiu três pontos para 77%. Contudo, quase nove em cada dez (86%) estão convencidos de que os carros poluem mais que as motos.

E por último, uma nota: o motociclista na Espanha continua a ter uma percepção negativa em relação a outros meios de transporte: 63% consideram que a moto é discriminada em relação a outros veículos!

Raul Fernandes Jr. é especialista em mercado de motocicletas, presidente da AssoRoyal (Associação dos Revendedores Royal Enfield do Brasil), sócio do Grupo 2W Motors e ex-diretor de redação da revista MOTOCICLISMO Brasil.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *