O InMetro acaba de revela a lista atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), revelando alguns segredos. Um deles foi a homologação do novo Toyota RAV4 em configuração híbrida plug-in. No entanto, também denunciou que a Honda também já trabalhou em novidades para o HR-V.
O SUV de entrada da marca em nosso mercado deve receber uma linha 2025 em breve. Na tabela do PBEV, as versões Advance e Touring do Honda HR-V, as equipadas com motor turbo flex, já aparecem com adendo de “modelo 2025”. A boa notícia é que o carro ficou mais econômico em todas as avaliações e também está poluindo menos.
Os números são os mesmos tanto para o HR-V Advance 2025 quanto para o HR-V Touring 2025, pois os dois utilizam o mesmo conjunto mecânico. Ele é formado pelo motor 1.5 turbo e a transmissão automática CVT com simulação de 7 velocidades. Ao menos até a linha 2024, ele é capaz de entregar 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol.
No entanto, a marca ainda não se pronunciou a respeito de mudanças nesses números. Mas é comum que os propulsores percam um pouco de rendimento quando passam por alterações para ficarem mais eficientes. O que foi exibido na nova tabela do PBEV para março de 2024 é que o SUV com o propulsor turbo flex está gastando e poluindo menos.
O consumo urbano com etanol passou de 7,9 km/l para 8 km/l, enquanto o rodoviário com etanol passou de 8,8 km/l para 9,2 km/l. Com gasolina na cidade foi de 11,3 km/l para 11,4 km/l, enquanto no uso em estrada foi de 12,6 km/l para 131, km/l. Ou seja, o Honda HR-V 2025, nas versões Advance e Touring, ficou mais econômico para quem viaja.
A redução no consumo ainda foi acompanhada por alterações de consumo energético. Se antes demandava 1,83 Mega-Joules de energia para cada quilômetro rodado, com a linha 2025 passou a 1,78 MJ por km. Já a emissão de dióxido de carbono (CO2) de origem fóssil caiu de 113 gramas por quilômetro rodado para 110g por km.
Assista no canal do Motor1.com no Youtube
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, que será lançado no Brasil, e que acaba de ser eleito o “Carro Esportivo do Ano” na premiação do World Car of The Year.
Andamos no Hyundai Ioniq 5 N, eleito o melhor carro esportivo do mundo 2024