A Bajaj Dominar 400 se destacou no lineup da marca. Famosa pelo custo benefício, logo se tornou a mais vendida da Bajaj no Brasil: de cada 4 Bajaj emplacadas, 3 são de 400 cc. Vale a pena comprá-la? Confira bons motivos para ter, mas alguns para ponderar.
Bajaj Dominar 400 – 5 motivos para ter
1 – Bela ficha técnica
Um dos principais pontos positivos da Bajaj Dominar 400 é o motor, desenvolvido em parceria com a KTM. Baseado na usina da 390 Duke, o monocilíndrico arrefecimento a líquido entrega bons 40 cv de potência. Além disso, rende 3,5 kgf.m de torque e tem câmbio de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante. Ou seja, é uma das motos 400 cc mais potentes do mercado nacional.
2 – Moto bem equipada
Outro atrativo da moto são os vários itens de série. O modelo tem iluminação full-LED, freios ABS nas duas rodas, tela LCD bipartida e entrada USB. Além disso, oferece protetores de mãos e de carenagem, apoio para costas do garupa e para-brisa. Tudo isso é original do modelo, e não opcionais que devem ser comprados à parte.
3 – Versatilidade
Tecnicamente, a Bajaj Dominar 400 é uma moto naked. Entretanto, sua construção e itens de série lhe garantem eficiência em diferentes situações de uso, como cidade e viagens em estrada. Alguns mais animados, como a própria Bajaj em expedições, desafiam suas rodas 17″ e suspensão calibrada para o asfalto em estradas não pavimentadas e off-road severo. Está longe de ser uma trail, mas que vai, vai.
4 – A Dominar 400 é econômica
Falando em estrada, em viagens a moto indiana também oferece boa autonomia. Com médias logo acima dos 30 km por litro em tocada econômica, o modelo pode rodar quase 400 km sem abastecer. Isso graças ao tanque de 13 litros.
5 – O melhor custo benefício?
Por último, o destaque principal: o preço da Bajaj Dominar 400. A moto custa tem preço sugerido bem abaixo das concorrentes diretas. São R$ 24.900, encarando Yamaha MT 03 (R$ 32.090), Kawasaki Z 400 (R$ 33.490) e KTM 390 Duke (R$ 32.990).
Mas nas lojas os preços tendem a mudar um pouco – e a Dominar fica ainda mais atrativa. Segundo a Fipe, a Bajaj costuma ser negociada a R$ 24.990; contra R$ 34.101 da MT 03, R$ 36.100 da Z 400 e R$ 35.875 da KTM. Ou seja, a diferença pode passar dos R$ 10 mil.
Veja também:
Motivos para não comprar a Dominar 400
1 – Peso
Ok, a Dominar 400 não tem o peso de uma grande moto custom. Entretanto, os 192 kg em ordem de marcha podem prejudicar um pouco o uso em cidades, especialmente para quem busca uma primeira moto. Para comparação, a moto indiana é 25 kg mais pesada que uma Z 400, concorrente direta.
2 – Rede (ainda) pequena
A Bajaj está em expansão, mas até o momento a marca tem ‘apenas’ 11 concessionárias no Brasil. E 7 delas estão no estado de São Paulo. Isso restringe o acesso ao modelo, uma vez que a marca está concentrada basicamente no Sudeste. O Nordeste, segunda região mais populosa do país, tem loja apenas em Salvador. Já o Sul, conta apenas com uma em Florianópolis. Já o Norte e o Centro Oeste não tem nenhuma. Contudo, a marca promete duplicar suas lojas ainda em 2024.
3 – Peças e assistência técnica
A Dominar chegou há pouco mais de um ano no Brasil e vendeu ‘apenas’ 3 mil motos até aqui. Assim, o mercado de peças de reposição não tem a mesma envergadura que atende modelos mais tradicionais – especialmente de outras marcas. Assim, peças e serviços de manutenção ainda ficam restritos basicamente às concessionárias – que, como dito, ainda são poucas. Porém, a marca irá abrir sua fábrica no Brasil ainda em 2024, o que deve fortalecer seu pós-venda.