Uma nova moto 400 cc de estilo clássico está prestes a chegar ao mercado internacional, agitando um nicho atualmente dominado pela Royal Enfield. A novidade virá de ninguém menos que a Hero Motorcycles, maior fabricante da Índia e segunda maior marca de motos do mundo. O modelo se chamará Maverick, irá compartilhar uma série de componentes com a ‘irmã’ Harley-Davidson X440 e será lançada no dia 23 de janeiro. Saiba os detalhes.
Hero terá nova moto 400 cc
Para falar da Maverick, primeiro é necessário citar a nova Harley-Davidson X440, que foi criada numa parceria entre a H-D e a indiana Hero. Então, agora chegou a hora da empresa asiática lançar a sua versão prórpia da motocicleta. Sim, a novidade nasce desta forma sob a mesma plataforma da X440.
Contudo, a nova moto 400 cc indiana ganha toques conhecidos na linha da Hero. A Mavrick já foi flagrada em testes e surgiu com um farol redondo de iluminação de LED, grande tanque de combustível e pequenas carenagens na frente.
Entretanto, como descrito anteriormente, a Mavrick usará o mesmo motor monocilíndrico de 440 cc, refrigerado a óleo, que produz 27 cv e 3.8 kgf.m – ligado a uma caixa de cinco marchas. Além disso, os recursos listados na motocicleta 400 cc da Hero podem incluir painel digital com conectividade com smartphone e ABS de canal duplo.
Desta forma, as maiores diferenças em relação a Harley X 440 e a Mavrick são as extensões do tanque e o escapamento de formato diferente. Além disso, a X tem console TFT montado centralmente. Porém, só saberemos as novidades da Hero no fim de janeiro, durante o lançamento oficial.
Anti-Royal?
A Hero programou o lançamento da Mavrick para 23 de janeiro. Espera-se que na Índia, o preço seja inferior a 200 mil rúpias – menos de R$ 12 em conversão direta. De qualquer forma, a Harley X440 será posicionada como a ‘oferta premium’. Então, a Mavrick 440 poderá ser de fato o modelo mais acessível.
Desta forma, a nova moto 400 cc de visual clássico terá preço e proposta para rivalizar diretamente com diferentes modelos da Royal Enfield, como as Classic 350 e Hunter 350. Além disso, produtos como a Triumph Speed 400 são rivais indiretos. Contudo, aqui no Brasil a concorrência vai poder respirar aliviada, uma vez que nem a X440 ou a mais barata Mavrick devem ser lançadas por aqui…