O futuro da superbike Yamaha R 1 parece estar em dúvida. Embora o ícone da Yamaha já tenha saído de linha no Brasil faz tempo, no exterior a moto esportiva segue à venda… por enquanto. Entenda porque ela deve deixar as lojas de diversos países do mundo.
Moto esportiva, Yamaha R 1 deve sair de linha
A Yamaha R1 é uma das mais famosas e poderosas superbikes do mundo! O modelo surgiu em 1998 e até hoje é um sinônimo de velocidade sobre duas rodas. Também fez uma legião de fãs no Brasil, até sair de linha em 2016.
Contudo, agora a fabricante japonesa anunciou que não atualizará o motor da R1 e sua versão de fibra de carbono topo de linha R1 M para atender aos regulamentos de emissões Europeus do Euro5+.
“A Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que proporcionarão oportunidades futuras”, disse um porta-voz oficial da Yamaha.
Ou seja, em breve a Yamaha R 1 ‘de rua’ irá sair de linha, deixando apenas versões destinadas para pistas à venda. De fato, o mercado mudou, e se antes a moto esportiva era uma força dominante, hoje disputa vendas com nichos crescentes, como as big trails. A R1 não é a única vítima, a Suzuki GSX-R 1000 R também parece com os dias contados.
Veja também:
R 1, só para pista
A Yamaha R1 deve seguir o mesmo destino da R6, que desde 2021 pode ser comprada nova apenas em sua versão de pista R6Race. Desta forma, a marca japonesa poderia oferecer ao mercado uma nova esportiva com motor da MT-09, a YZF-R9.
Até o momento, a fabricante não fez menção à descontinuação da moto. Portanto, provavelmente a marca ainda continuará a vender a R1 em outros mercados com regulamentações de emissões menos rigorosas, como os Estados Unidos.
Entretanto, questionada, a Yamaha Motor dos EUA preferiu não comentar sobre produtos futuros ou direção da linha da empresa no país. Ou seja, nada está garantido sobre o futuro da R1 no mundo.