Se antigamente eram as 125 cc, hoje são as motos de 150 e 160 cilindradas que dominam o mercado brasileiro. Por isso, diversas marcas fazem questão de entrar no segmento, apostando em diferentes estilos, propostas e preços. Com tantas opções, qual escolher? Como saber qual a melhor moto 150 do Brasil em 2024? Estamos aqui para ajudar.
Melhor moto 150 à venda
Aqui, focamos no segmento street, deixando de lado outros nichos – como o das scooter, custom ou trail, que também têm opções de 150 ou 160 cilindradas. Aliás, é um segmento enorme, responsável por mais de 50% das vendas de motos do Brasil em 2023, segundo a Abraciclo.
Nossas selecionadas são as versões topo de linha de cada fabricante. Assim, há Honda CG 160 Titan, Bajaj Dominar 160, Haojue DR 160 e as Yamaha Fazer FZ 15 e R 15. Veja qual atende melhor aos seus próprios critérios.
Comparativo moto 150 street |
|||||
CG 160 Titan | Fazer FZ 15 | Dominar 160 | DR 160 | R 15 | |
Motor | 162 cc, a ar | 149 cc, a ar | 160 cc, a ar | 162 cc, a ar | 155 cc, a líquido, com VVA |
Potência e torque | 15,1 cv e 1,4 kgf.m (etanol) | 12,4 cv e 1,3 kgf.m (etanol) | 17 cv e 1,48 kgf.m | 15 cv e 1,42 kgf.m | |
É flex? | Sim | Não | |||
Câmbio | 5 velocidades | 6 velocidades | |||
Rodas | Aro 18″ | Aro 17″ | |||
Suspensão diant. | Telescópica, 31 mm | Telescópica, 41 mm | Invertida, 31 mm | ||
Suspensão tras. | Dois amortecedores | Monocross | Monochoque com Nitrox | Monoamortecida | |
Balança | Aço | Alumínio | |||
Tanque | 16,1 litros | 11,9 litros | 12 litros | 11 litros | |
Peso | 117 kg (a seco) | 135 kg (abastecida) | 151 kg (abastecida) | 148 kg (abastecida) |
CG 160, a líder do segmento
A CG 160 pode ser a menos equipada e de construção mais simples da lista. Mas também é, e de muito longe, o maior sucesso de vendas. Em 2023, emplacou mais de 418 mil unidades – considerando também as versões Start, Cargo e Fan, a mais vendida. A Titan se diferencia apenas pelo visual, com cores e algumas carenagens exclusivas. É um modelo que aposta na robustez, economia e abundância de peças e mão de obra no mercado.
Itens de série |
|||||
CG 160 Titan | Fazer FZ 15 | Dominar 160 | DR 160 | R 15 | |
Freios ABS | Não | Sim (dianteira) | Não | Sim (duas rodas) | |
Luzes em LED | Não | Sim (lanterna e farol) | Sim (lanterna) | Sim (full-LED) | |
Embreagem assistida e deslizante | Não | Sim | |||
Chave em posição central | Não | Sim | Não | Sim | Não |
Cavalete central | Não | Sim | Não | ||
Tomada | Não | ||||
Painel com indicador de marchas | Não | Sim |
Fazer FZ 15: moto 150 robusta e bem equipada
A ‘receita’ da FZ 15 é curiosa. É um produto inédito, com uma série de itens de série exclusivos – incluindo chassi e suspensões -, mas com o reconhecido motor 150 já visto nas Factor, Fazer e Crosser. Assim, é uma boa opção para quem quer uma moto 150 completa, mas sem ‘se aventurar’ com uma mecânica ainda pouco conhecida no nosso mercado. Tem ABS, luzes em LED, chave em posição central e outros atrativos.
Dominar 160: a Bajaj mais barata do Brasil
Acelerando no Brasil, a Bajaj tem um lineup enxuto aqui. E cabe à Dominar 160 ser seu modelo de entrada. Entre os destaques, o modelo (conhecido como Pulsar no exterior) tem motor de 17 cv e suspensão dianteira invertida. Além disso, o visual é bastante próximo ao da irmã maior, de 200 cilindradas. Para fechar, costuma ser encontrada nas lojas pelo preço sugerido pela marca – ou até um pouco menos.
Veja também:
DR 160: visual esportivo, ótimo acabamento e bons itens de série
A DR 160 é a moto mais vendida da Haojue no Brasil e está bombando em 2024. Atrás do sucesso, está uma moto 150 interessante, que leva a proposta esportiva além do visual. Suas suspensões são firmes e seu motor tem boas respostas, combinando com o design ‘de moto maior’. Além disso, tem iluminação full-LED e até comandos iluminados. Veja como ela se saiu em nosso recente teste.
R 15: a moto 150 mais moderna do Brasil
Responder a pergunta ‘qual a melhor moto 150’ irá variar de acordo com critérios e finalidade definidos. A melhor em peças de reposição? A melhor em desempenho? A melhor em itens de série? Se o tópico escolhido for o nível de construção, é um páreo fácil para a R15.
Baseada nas grandes esportivas da marca, a pequena Yamaha tem chassi deltabox, motor de arrefecimento a líquido, câmbio de 6 velocidades, balança em alumínio e ABS nas duas rodas. Ainda, embreagem assistida e deslizante. Tudo exclusivo no segmento. Entretanto, custa um pouco mais que as rivais e pode perder pontos com quem não curte a pegada esportiva urbana.
Quanto custa? |
|||||
CG 160 Titan | Fazer FZ 15 | Dominar 160 | DR 160 | R 15 | |
Garantia | 3 anos | 2 anos | 3 anos | ||
Revisão preço fixo | Não | Sim | |||
Preço sugerido | R$ 17.100 | R$ 19.190 | R$ 17.420 | R$ 18.496 | R$ 20.590 |
Fipe (média do mercado) | R$ 20.210 | R$ 20.405 | R$ 16.763 | R$ 19.497 | R$ 22.048 |