Se antigamente eram as 125 cc, hoje são as motos de 150 e 160 cilindradas que dominam o mercado brasileiro. Por isso, diversas marcas fazem questão de entrar no segmento, apostando em diferentes estilos, propostas e preços. Com tantas opções, qual escolher? Como saber qual a melhor moto 150 do Brasil em 2024? Estamos aqui para ajudar.

 

Melhor moto 150 à venda

Aqui, focamos no segmento street, deixando de lado outros nichos – como o das scooter, custom ou trail, que também têm opções de 150 ou 160 cilindradas. Aliás, é um segmento enorme, responsável por mais de 50% das vendas de motos do Brasil em 2023, segundo a Abraciclo.

moto 150 honda na fábrica

Segundo a Abraciclo, mais da metade das motos vendidas no Brasil são street de 150 e 160 cc. Veja algumas das melhores delas

Nossas selecionadas são as versões topo de linha de cada fabricante. Assim, há Honda CG 160 Titan, Bajaj Dominar 160, Haojue DR 160 e as Yamaha Fazer FZ 15 e R 15. Veja qual atende melhor aos seus próprios critérios.

Comparativo moto 150 street

CG 160 Titan Fazer FZ 15 Dominar 160 DR 160 R 15
Motor 162 cc, a ar 149 cc, a ar 160 cc, a ar 162 cc, a ar 155 cc, a líquido, com VVA
Potência e torque 15,1 cv e 1,4 kgf.m (etanol) 12,4 cv e 1,3 kgf.m (etanol) 17 cv e 1,48 kgf.m 15 cv e 1,42 kgf.m
É flex? Sim Não
Câmbio 5 velocidades 6 velocidades
Rodas Aro 18″ Aro 17″
Suspensão diant. Telescópica, 31 mm Telescópica, 41 mm Invertida, 31 mm
Suspensão tras. Dois amortecedores Monocross Monochoque com Nitrox Monoamortecida
Balança Aço Alumínio
Tanque 16,1 litros 11,9 litros 12 litros 11 litros
Peso 117 kg (a seco) 135 kg (abastecida) 151 kg (abastecida) 148 kg (abastecida)

 

CG 160, a líder do segmento

A CG 160 pode ser a menos equipada e de construção mais simples da lista. Mas também é, e de muito longe, o maior sucesso de vendas. Em 2023, emplacou mais de 418 mil unidades – considerando também as versões Start, Cargo e Fan, a mais vendida. A Titan se diferencia apenas pelo visual, com cores e algumas carenagens exclusivas. É um modelo que aposta na robustez, economia e abundância de peças e mão de obra no mercado.

cg 160 titan pretacg 160 titan preta

A Titan pode ser a menos equipada e mais simples, mas é a preferida na hora de fechar negócio. É conhecida pela robustez e facilidade de manutenção

 

 

Itens de série

CG 160 Titan Fazer FZ 15 Dominar 160 DR 160 R 15
Freios ABS Não Sim (dianteira) Não Sim (duas rodas)
Luzes em LED Não Sim (lanterna e farol) Sim (lanterna) Sim (full-LED)
Embreagem assistida e deslizante Não Sim
Chave em posição central Não Sim Não Sim Não
Cavalete central Não Sim Não
Tomada Não
Painel com indicador de marchas Não Sim

Fazer FZ 15: moto 150 robusta e bem equipada

A ‘receita’ da FZ 15 é curiosa. É um produto inédito, com uma série de itens de série exclusivos – incluindo chassi e suspensões -, mas com o reconhecido motor 150 já visto nas Factor, Fazer e Crosser. Assim, é uma boa opção para quem quer uma moto 150 completa, mas sem ‘se aventurar’ com uma mecânica ainda pouco conhecida no nosso mercado. Tem ABS, luzes em LED, chave em posição central e outros atrativos.

fz 15 é uma boa moto 150fz 15 é uma boa moto 150

A FZ 15 é uma boa moto 150 para quem busca um modelo completo e não quer se ‘aventurar’ com mecânicas ainda pouco conhecidas no mercado

 

Dominar 160: a Bajaj mais barata do Brasil

Acelerando no Brasil, a Bajaj tem um lineup enxuto aqui. E cabe à Dominar 160 ser seu modelo de entrada. Entre os destaques, o modelo (conhecido como Pulsar no exterior) tem motor de 17 cv e suspensão dianteira invertida. Além disso, o visual é bastante próximo ao da irmã maior, de 200 cilindradas. Para fechar, costuma ser encontrada nas lojas pelo preço sugerido pela marca – ou até um pouco menos.

dominar 160 é uma moto 150 baratadominar 160 é uma moto 150 barata

Estratégia da Dominar é simples: baixo preço e alguns itens de série interessantes. Destaque ao motor de 17 cv e suspensão invertida

Veja também:

DR 160: visual esportivo, ótimo acabamento e bons itens de série

A DR 160 é a moto mais vendida da Haojue no Brasil e está bombando em 2024. Atrás do sucesso, está uma moto 150 interessante, que leva a proposta esportiva além do visual. Suas suspensões são firmes e seu motor tem boas respostas, combinando com o design ‘de moto maior’. Além disso, tem iluminação full-LED e até comandos iluminados. Veja como ela se saiu em nosso recente teste.

dominar 160 é uma boa moto 150dominar 160 é uma boa moto 150

Com ótimo acabamento, linhas afiladas e banco bipartido, DR 160 parece uma moto maior. Agrada também pelo torque e iluminação full-LED

R 15: a moto 150 mais moderna do Brasil

Responder a pergunta ‘qual a melhor moto 150’ irá variar de acordo com critérios e finalidade definidos. A melhor em peças de reposição? A melhor em desempenho? A melhor em itens de série? Se o tópico escolhido for o nível de construção, é um páreo fácil para a R15.

yamaha r 15 é ótima moto 150yamaha r 15 é ótima moto 150

A R 15 é a mais potente e com melhor nível de construção entre as motos 150 do Brasil. Junto de várias tecnologias exclusivas, também tem o preço mais alto da categoria

Baseada nas grandes esportivas da marca, a pequena Yamaha tem chassi deltabox, motor de arrefecimento a líquido, câmbio de 6 velocidades, balança em alumínio e ABS nas duas rodas. Ainda, embreagem assistida e deslizante. Tudo exclusivo no segmento. Entretanto, custa um pouco mais que as rivais e pode perder pontos com quem não curte a pegada esportiva urbana.

 

Quanto custa?

CG 160 Titan Fazer FZ 15 Dominar 160 DR 160 R 15
Garantia 3 anos 2 anos 3 anos
Revisão preço fixo Não Sim
Preço sugerido R$ 17.100 R$ 19.190 R$ 17.420 R$ 18.496 R$ 20.590
Fipe (média do mercado) R$ 20.210 R$ 20.405 R$ 16.763 R$ 19.497 R$ 22.048



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *