Confirmando uma série de rumores e indícios, uma nova fabricante parece pronta para desembarcar no Brasil. E das grandes! Veja quais as ações mais recentes da TVS e como são as novas motos que devemos ter em breve no mercado nacional.
TVS irá trazer novas motos ao Brasil
Recentemente, a TVS encerrou sua parceria de longa data com a Dafra, alimentando as expectativas de que teríamos uma operação oficial da gigante indiana no Brasil. Agora, a fabricante colocou no ar o seu site com domínio brasileiro.
Ainda em inglês, o espaço apresenta a companhia e alguns de seus principais produtos ao ‘Brazil’. Segundo as informações, a TVS é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo e 112 anos de história, período no qual já atendeu mais de 50 milhões de clientes numa operação ‘verdadeiramente internacional’.
Aprofundando o quesito histórico, o site mostra uma linha do tempo. Tudo começa em 1911, quando o empresário Thirukkurungudi Vengaram Sundram Iyengar criou uma linha rural de ônibus no sul da Índia. Depois iniciaram as vendas de carros, representações e, em 1943, as atividades industriais.
O nome TVS surgiu em 1978, quando o negócio com ônibus, carros, peças e motores já estava solidificado. As motos vieram logo depois, em 1980, com pequenos modelos de 50 cilindradas. Após inovações como a primeira moto nacional com câmbio de 5 velocidades, a companhia faturou prêmios como o Deming Award e projetou-se internacionalmente.
Quem é a TVS
Nos anos 2000, a TVS explodiu. Lançou a série Apache – que já soma mais de 4 milhões de motos emplacadas -, abriu fábricas em outros países (como a Indonésia) e apresentou novos modelos de scooters, streets e motos para trabalho. Algumas, como a Jupiter, levaram apenas um ano para vender 500 mil unidades.
Sua envergadura também atraiu a atenção de outras grandes marcas do segmento, como a BMW. Com a alemã, a TVS desenvolveu a série de 310 cc, que gerou as pequenas G 310 R e G 310 GS de um lado, e Apache RTR 310 do outro. Em 2023, a TVS vendeu mais de 3,2 milhões de motos.
Já sua história com o Brasil começou em 2011, através da parceria com a Dafra. Assim, a primeira moto montada em Manaus e distribuída no Brasil era a Apache 150. Depois vieram outras, até o ciclo encerrar com a RTR 200. Além disso, atualmente a startup de delivery Mottu oferece a Sport 110i.
Veja também:
Novas motos da marca no Brasil
A TVS ainda não fez nenhum comunicado sobre sua nova operação no Brasil. Assim, nada é oficial quando falamos numa possível fábrica, localização de lojas, preços ou até mesmo quais modelos estarão disponíveis por aqui.
Neste momento, o site brasileiro exibe apenas 3 modelos, todos já conhecidos do público local. A Sport 110 e duas versões da Apache RTR 200, as 4V e 4V FI. Porém, não é possível precisar quais as novas motos que virão e nem quando.
No exterior, ela possui um lineup vasto na baixa e média cilindrada, com cerca de 20 produtos entre diferentes modelos e versões. Há scooters, streets, ‘tuc tuc’, pequenas esportivas e até scooters elétricas.